A importância da leitura para aprender espanhol

Aluna lendo em espanhol.

Todo estudante de idiomas estrangeiros deseja ficar fluente, com desenvoltura e naturalidade, em todas as habilidades de fala, audição, leitura e escrita. Nesta jornada rumo ao domínio da língua, existem diversos recursos e formas de estudar que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e, sem dúvidas, o ato de ler é um dos mais eficazes. A seguir, vamos falar mais da importancia da leitura para aprender espanhol.

Quando falamos em educação, a leitura é parte fundamental no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual do ser humano. É lendo que se ganha repertório para interpretar o mundo que nos cerca e para comunicar nossas sensações e pensamentos. No aprendizado de um segundo idioma, como o espanhol, a leitura auxilia estudantes de todas as idades através de questões como o vocabulário, referência para a escrita, aplicações de gramática e, principalmente, a imersão prática no idioma.

Nesse texto, além de te contar mais sobre cada um desses pontos, vou mostrar os formatos de leitura da atualidade e ainda te darei dicas valiosas de livros, conforme o seu nível de espanhol. Ah, fica comigo até o final da leitura que tenho uma informação surpresa e imperdível sobre como aproveitar a inteligência artificial nos seus estudos.


Como a leitura pode beneficiar o estudante de um segundo idioma?

A seguir, vou indicar os principais benefícios que mostram a importância da leitura em um processo de aprendizagem. Desde o enriquecimento do vocabulário, até o domínio da gramática, passando pela melhoria na escrita e até mesmo a imersão no cotidiano do idioma.

1) Vocabulário extenso e diverso

Livros, notícias, artigos, revistas, blogs ou outras mídias escritas colocam o estudante em contato com um novo universo semântico, formado por palavras e expressões próprias do tema abordado. Desta forma, o leitor assimila novos níveis de vocabulário que enriquecem sua capacidade comunicativa no novo idioma, ampliando seu leque de assuntos e de elaboração de ideias.

2) Referência para a escrita

Escrita e leitura são habilidades que caminham juntas. O estudante que incorpora o hábito da leitura nos estudos tem mais facilidade para memorizar a grafia das palavras e para se acostumar ao uso e à sonoridade de letras pouco convencionais na língua portuguesa. Tais referências aumentam a confiança de quem aprende na hora de escrever e se expressar no novo idioma.

3) Domínio da gramática “sem estudar gramática”

Através da leitura, o estudante visualiza e assimila a estrutura das frases, a pontuação e a ordem adequada das palavras no novo idioma. São lições teóricas muitas vezes aprendidas em cursos, mas que ficam mais claras quando o contato é na prática. A leitura também ajuda o aluno a se familiarizar com as sutilezas que diferenciam a comunicação formal e informal, e as diferentes formas de expressão que se alternam de acordo com o assunto, o contexto, o locutor. Siglas, abreviações e gírias são mais facilmente decifradas na sua forma escrita.

4) Imersão no idioma

A leitura é uma atividade que não pode ser conciliada a outras; exige concentração e raciocínio lógico na interpretação do texto. Quando é em uma língua estrangeira, a cabeça do leitor se submerge na realidade daquele idioma e incentiva a capacidade de pensar fora da língua materna. A habilidade de alternar o raciocínio entre duas ou mais línguas caracteriza a fluidez, o nível de confiança e a desenvoltura do indivíduo.


Diferentes formatos de livros para praticar a leitura

A escolha do formato de livro pode influenciar significativamente a experiência de aprendizado do espanhol. Os livros físicos oferecem uma experiência tátil e visual, facilitando a conexão entre palavras e imagens. Por outro lado, os ebooks proporcionam praticidade e acesso rápido a uma variedade de conteúdos, enquanto os audiobooks são ideais para aprimorar a compreensão auditiva e a pronúncia.

Ao combinar diferentes formatos de livros, os alunos podem enriquecer sua prática do espanhol, desenvolvendo habilidades de leitura, audição e conversação de forma integrada e dinâmica. Escrevi um post que explica tudo sobre esses formatos de leitura digital e te convido para a leitura!


Livros em espanhol para praticar a leitura

Agora vamos a algumas opções de livros? Separei para você de acordo com o nível de aprendizado. Confira: 

Para nível iniciante

Doce cuentos peregrinos – Garbriel García Márquez

Escrito ao longo de 18 anos, o livro do icônico autor colombiano traz doze contos sobre a vida de pessoas nascidas na américa latina, mas que viviam em países da europa. As histórias estão relacionadas à saudade dos personagens de suas terras natais e ao desafio de terem que se mudar para longe e conseguir levar uma vida digna.

Veinte poemas de amor y una canción desesperada – Pablo Neruda

Que tal treinar o idioma com alguns poemas? Essa obra genial de Pablo Neruda reúne vinte deles relacionados ao amor. Todos são bem fáceis de ser entendidos e trazem uma profundidade de sentimento muito forte. 

E aí, que tal aprender algum e se declarar para o mozão?

Para nível intermediário

Pedro Páramo – Juan Rulfo

Uma obra que já exige um pouco mais de conhecimento da língua é Pedro Páramo, de Juan Rulfo. Na história, Juan Preciato é um jovem que está acompanhando a sua mãe nos últimos dias de vida dela, e como último desejo, ela pede para que Juan vá atrás de seu pai para conhecê-lo.

Juan aceita o pedido e parte para a cidade de Comala, que está praticamente abandonada. Em determinado ponto da narrativa, Juan descobre que, na verdade, aquela é uma cidade onde vivem apenas espíritos, que estão ali pagando seus pecados.

A maneira como o autor constrói toda a história faz com que o leitor precise prestar muita atenção para diferenciar o que é o mundo real e o que é o mundo dos espíritos.

Marina – Carlos Ruiz Zafón

Gosta de suspense? Então, se prepare para ler Marina, de Carlos Ruiz Zafón. Na trama, um garoto chamado Óscar vive em um orfanato em Barcelona e passa muito tempo perambulando pelas ruas apreciando enormes casarões. Um dia, ao entrar em um que parecia abandonado, se encanta por um relógio de bolso que está sobre uma mesa.

Ao se assustar com um vulto, Óscar vai embora e leva consigo o relógio, mas dias depois se arrepende e volta à casa para devolvê-lo. É nesse momento que conhece Marina, uma jovem de aparência cinzenta que o leva para um cemitério em busca de ajuda para resolver um grande mistério.

Para nível avançado

Don Quijote de la Mancha – Miguel de Cervantes

Quem nunca ouviu falar do famoso cavaleiro Don Quijote, ou Dom Quixote, em português, não é mesmo? A longa história é contada em 126 capítulos e narra a história de um homem apaixonado por cavalaria que, de tanto ler sobre o assunto, acabou enlouquecendo ao ponto de acreditar que ele era um cavaleiro.

Ele então decide sair por aí ao lado de seu fiel escudeiro, Sancho Panza, para salvar a sua donzela Dulcinea. Pelo caminho Don Quijote enfrenta diversas situações de conflito e inimigos, em uma mistura do que é real e o que é imaginação.

Cien años de soledad – Gabriel García Márquez

Para finalizar a nossa lista de sugestões, vamos com mais uma belíssima obra do colombiano Gabriel García Márquez.

O autor consegue, em sua narrativa, contar as histórias e fatos que aconteceram na América Latina ao longo de anos e anos, através da vida dos membros de uma família, que passam, de geração em geração, sobre a história dos povos que aqui habitavam. 

O mais legal desse livro é que, como trata de diversas gerações, é um desafio para o leitor conseguir acompanhar a evolução dos familiares de forma completa. Porém, isso não faz com que os detalhes se percam ou que a leitura fique defasada.

E aí, o que achou das minhas sugestões? Além de te ajudar a estudar espanhol, essas obras são verdadeiros clássicos da literatura mundial, e você, certamente, vai aprender muito mais do que somente o idioma. 


Como usar o ChatGPT para praticar a leitura?

Além de todas as recomendações tradicionais e super importantes que vimos nesse texto, quero ressaltar um ponto muito atual e que poucos professores trazem à tona: “como a inteligência artificial pode te ajudar no processo de aprender um segundo idioma”. 

Isso mesmo! Hoje temos acesso gratuito a ferramentas de inteligência artificial, a exemplo do Chat GPT. Como o próprio nome sugere, estamos falando de um “chatbot”, que conversa com você através de respostas escritas conforme o que tenha sido perguntado. 

Por exemplo: você faz uma pergunta em espanhol ao ChatGPT através da escrita e ele te responderá, em espanhol, também de maneira escrita. Estes textos, por sua vez, serão lidos e absorvidos por você, caracterizando um diálogo e uma interação de usuário e IA (Inteligência Artificial). 

A simplicidade e acessibilidade fazem do ChatGPT uma excelente escolha para quem busca aprender um novo idioma e já caracteriza um novo ambiente virtual de prática da leitura. Não sabia que a inteligência artificial do ChatGPT pode te ajudar nos estudos, né?

Sim, pode! Através do Chat você consegue praticar a leitura, a escrita, treinar gramática e até mesmo ter lições de compreensão auditiva e expressão oral. Além do mais, são infinitas as possibilidades de gerar contextos no ChatGPT, passando por diversas áreas de interesse como moda, esportes, música, gastronomia, cinema, etc. Dessa maneira, você “ganha” mais um ambiente onde inserir a leitura e escrita nos seus estudos.


Leia mais e destrave o seu espanhol

Viu como a leitura é crucial no seu processo de aprendizagem? Se você quer falar espanhol e perder o medo e vergonha na hora de falar castelhano, a leitura vai te ajudar bastante. 

O meu método de ensino é baseado em situações práticas e em contexto, dessa maneira, a leitura é bastante presente nos meus cursos. Eu diria que um grande diferencial do Curso Online Espanhol Magnético é já ter feito uma seleção de textos e livros que vão te ajudar a poupar tempo e chegar ainda mais rápido à tão sonhada fluência.

Ao longo deste post vimos que, em pleno século 21, o estudante se depara com inúmeras alternativas e facilidades na hora de aprender um novo idioma, mas eu sei da importância de ter uma professora que oriente os seus estudos. Ah, tenho grupos de Telegram com todos os meus alunos e ainda fazemos tutorias mensais que são ao vivo e ficam gravadas. Quer fazer parte? Fale comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TESTE DE NIVELAMENTO

Teste o seu nível de espanhol inteiramente grátis!