No dia 23 de abril é comemorado o “Día de la lengua española” (Dia da Língua Espanhola). A celebração é oficial e promovida pelas Nações Unidas, que escolheu este dia também pela data de falecimento de Miguel de Cervantes, um dos escritores espanhóis mais importantes da literatura mundial.
O “Día del idioma español en las Naciones Unidas”, como também é conhecido, é a celebração da diversidade cultural e da riqueza das tradições que permeiam o mundo da língua espanhola. Trata-se de uma oportunidade para promover o diálogo intercultural, fortalecer os laços entre os países hispanofalantes e celebrar a beleza da diversidade linguística.
Nas próximas linhas, vou te contar um pouco de como surgiu o espanhol, mas o mais legal são as curiosidades da língua que selecionei para você. São dados que mostram o crescimento do idioma no mundo inteiro, e você vai perceber quantas portas poderão ser abertas. E mais: já que estamos no mês do livro, vou te contar a relação que o espanhol tem com o mercado editorial. Imperdível! Fica comigo que você vai se surpreender!
Sabe como surgiu o espanhol?
Castelhano e variantes dialetais
Originou-se do latim vulgar falado por parte da população que constituía a Península Ibérica. Mais tarde recebeu o nome de romance, e depois de castellano (castelhano) ou língua castellana (castelhana), por ocasião do poder dos monarcas do reino medieval de Castilla (Castela). Atualmente, embora o nome ainda seja referência, após a constituição da Espanha como nação e a tentativa de uniformizar o idioma do país, a língua também é conhecida como “espanhol”.
Agora vai uma curiosidade: mesmo o espanhol sendo o idioma oficial, não é o único falado na Espanha. Existem outras línguas cooficiais como, o catalán (catalão), o valenciano, o gallego (galego), o vasco ou euskera e também inúmeras variantes dialetais ou variações da língua oficial espanhola, entre eles o andaluz, o extremeño (extremenho), o murciano, ou ainda o canario (canário).
Nossa são muitos, né? Mas entenda bem: estes idiomas e variantes, apesar de anteriores e de diferentes regiões da Espanha, possuem grande importância para a população local. Mesmo sendo tratados como segunda língua são, por vezes, mais utilizados do que o espanhol. Portanto, se você viaja do sul ao norte da Espanha, vai perceber essas diferenças e o mais importante é entender e respeitar as diferenças.
A expansão do idioma espanhol
No final do século XV, com as novas conquistas territoriais dos espanhóis, o idioma expandiu-se por toda a América e passou e continua passando por inúmeras modificações. Como, nós professores, costumamos dizer: a língua é algo vivo.
Estas ocorreram por questões geográficas, culturais e sociais de cada região, pela coexistência com as línguas indígenas locais e, ainda, pelas peculiaridades dos seus próprios falantes, que eram pessoas enviadas pela coroa espanhola, e pertenciam a diferentes áreas (escritores, biólogos, cortesãos, administradores, arquitetos, artistas, entre outros) e imigrantes de diversas origens.
Assim, com todas as suas variedades, o espanhol tornou-se a língua materna de países como: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, além de língua oficial na Guiné Equatorial (por ter sido colônia espanhola na África), Filipinas (que não é considerada materna e sim minoritária por ter sido colônia espanhola na Ásia) e na Espanha.
Já imaginou para quantos países você vai poder viajar e praticar o seu espanhol? São mais de 20!
10 curiosidades sobre a língua espanhola
Mais do que curiosidades, são informações e dados que vão fazer você se dedicar ainda mais aos seus estudos. Afinal, as oportunidades do idioma são inúmeras.
1) O Espanhol é a segunda língua materna no mundo. Em 2023, quase 500 milhões de pessoas têm o espanhol como língua materna (6,2% da população mundial).
2) Na maioria das plataformas digitais, como Facebook, LinkedIn, YouTube, Twitter, Wikipedia, etc, o espanhol é o segundo idioma mais utilizado.
3) Mais de 23 milhões de pessoas estudam espanhol como língua estrangeira.
4) Somente em países onde o espanhol é a língua oficial ou majoritária, é gerado 6,2% do PIB mundial.
5) Dentre as motivações para aprender o espanhol estão: 23,3% estudos, 18% exercício mental, 14,4% turismo, 12,5% família, 9,8% trabalho, 9,2% cultura, 13% outros.
6) A língua espanhola é a terceira mais utilizada na Organização das Nações Unidas.
7) Depois do inglês e do chinês, o espanhol é a língua que proporciona maior comunicatividade na constelação linguística mundial, à frente do francês.
8) Em 2060, os Estados Unidos serão o segundo país de língua espanhola no mundo, depois do México. 27,5% da população dos EUA será de origem hispânica.
9) 7,9% dos internautas se comunicam em espanhol.
10) Nos Estados Unidos, os usuários do LinkedIn utilizam cada vez mais o espanhol como um recurso profissional, além do inglês.
Os dados são do relatório do Instituto Cervantes de 2022 e 2023, bem como a maioria das informações deste artigo.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a história da língua espanhola e também descobriu vários dados importantes, tenho uma curiosidade bônus: um dos setores mais importantes na produção de bens culturais é o editorial, e a Espanha e Argentina estão entre os 15 maiores produtores de livros do mundo.
Quer saber mais sobre o mercado de livros e a relação com a língua espanhola? Essa vai para os apaixonados pela leitura como esta professora que aqui vos fala 😉
A produção de livros e a língua espanhola
A Espanha ocupa o 8º lugar na classificação de produção de livros, com 73.233 livros publicados em 2015 entre novos títulos e reedições, estando atrás da China, dos Estados Unidos e do Reino Unido, que são os principais produtores em número de livros.
No ranking de valor econômico, o país espanhol ocupa o 9º lugar com um mercado de livros avaliado em 2.708 milhões de euros em 2013. A Espanha é também o 3º maior exportador de livros do mundo, depois do Reino Unido e dos Estados Unidos.
Vida longa ao Dia de la Língua Espanhola
Bem, diante de tantas estatísticas, não preciso nem dizer a quantidade de oportunidades que você vai ter com o espanhol, não é verdade?
Seja para estudar, trabalhar ou morar fora, aprender espanhol te abrirá portas em mais de 20 países; fará com que você se comunique melhor nas redes; irá valorizar o seu currículo, além de possibilitar formações educacionais em instituições de ensino superior estrangeiras.
Viu como o espanhol é uma língua global de negócios? Dominar o idioma pode ampliar as suas possibilidades profissionais em uma variedade de setores. E para quem quer turistar, é a segunda língua mais falada no mundo em termos de número de falantes nativos. Eu realmente te convido a reler os números acima e fico à disposição para te auxiliar com os meus cursos feitos com metodologia prática e em contexto. Não importa o seu nível. Fale com a Cris!