Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ em Madrid

Lema do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

Ames a quien ames, Madrid te quiere”. Há alguns anos, esse lema se tornou atemporal nas campanhas de celebração do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ da cidade de Madrid. Este ano, por exemplo, o tema é Educación, derechos y paz: orgullo que transforma e já fica claro que, além de muita festa e entretenimento, Madrid também traz o tom reivindicativo e educativo.

A data oficial do “Orgulho” é 28 de junho, porém a capital espanhola é mundialmente famosa por sua programação que vai além, e se estende normalmente até a primeira semana de julho. Neste ano de 2024, vai de 28 de junho até o dia 07 de julho.

Se tiver a oportunidade de vir à Espanha nesse período ou mesmo conversar com alguém sobre esse tema em espanhol, saiba que você pode dizer: Día Internacional del Orgullo LGBTIQ+. Sim, em português é diferente e a sigla muda no idioma espanhol, se referindo às palavras: Lesbiana, Gay, Bisexual, Trans, Travesti, Intersexual, Queer e outras identidades.

Interessante, né!? Agora que você sabe um pouco mais sobre a data, te convido para essa leitura onde vamos descobrir como surgiu o Dia Internacional do Orgulho e qual é a relação que Madrid e os espanhóis possuem com essa data. Ah, e é claro que darei dicas de lugares imperdíveis. ¡Adelante!

Como surgiu o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ em Madrid?

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado em Madrid desde o final dos anos 70, em resposta às “Revoltas de Stonewall” em Nova York, no ano de 1969. Para que você entenda, Stonewall era um bar frequentado pela comunidade LGBTQIA+ que foi invadido pela polícia e – como um símbolo de luta – o público resistiu e tal revolta marcou o início de um movimento global. 

Era o marco na luta pelos direitos LGBTQIA+ e diversas capitais do mundo passaram a celebrar a data levantando a bandeira do orgulho. A primeira manifestação em Madrid ocorreu apenas em 1978, três anos após a morte do ditador Francisco Franco, quando a sociedade espanhola começava a se abrir para novas liberdades.Hoje, as Fiestas del Orgullo de Madrid formam uma das programações mais grandiosas e celebradas da Europa, atraindo milhões de pessoas de todo o mundo.

Aqui vai um dado importante: a identificação com a comunidade LGBTQIA+ era tão grande que, em 2017, Madrid sediou a 5ª edição do WorldPride que é simplesmente o maior evento e encontro LGBT do mundo.

Celebração do Dia Internacional do Orgulho em Madrid

Este ano de 2024 – de 28 de junho a 07 de julho – acontecerá o MADO, sigla para Madrid Orgullo, conhecido como um grande festival para celebrar, debater e mostrar a diversidade. Através de shows musicais, espetáculos de dança, exposições, mostra de curta-metragens, entre outras atividades, o MADO posiciona Madrid como a capital do orgulho da Europa.

O maior ato dessa programação é a marcha conhecida como Manifestación. Este ano, o desfile será no sábado, 6 de julho. As pessoas vão às ruas em uma grande manifestação e desfile do orgulho, exibindo cartazes, fantasias coloridas e música vibrante. Um ambiente festivo e reivindicativo ao mesmo tempo. 

A marcha começa tradicionalmente na Glorieta de Carlos V (no bairro de Atocha) e percorre algumas das principais artérias da cidade, incluindo o Paseo del Prado e o Paseo de Recoletos, terminando na Plaza de Colón. Esta rota não só permite aos participantes passar por algumas das zonas mais emblemáticas de Madrid, mas também garante uma visibilidade máxima no coração da cidade.

Dicas de lugares para visitar durante o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ 

Como já dito anteriormente, Madrid oferece uma programação muito rica, diversa e para todos os gostos e níveis de disposição. Para que todos possam se programar melhor vou deixar aqui o site oficial do movimento e tenho certeza que você vai encontrar algo que curta bastante. 

Como dica minha de programação imperdível, vou recomendar para vocês o bairro de Chueca, considerado um bairro da comunidade LGBTQIA+. Digo isso porque independentemente do Día Internacional del Orgullo, Chueca sempre tem essa atmosfera alegre e vibrante. 

Nos anos 80, era uma zona degradada, pouco frequentada e, mais tarde, experimentou uma transformação radical. À medida que a comunidade LGBTQIA+ começou a se estabelecer em Chueca, o bairro se revitalizou com a abertura de bares, lojas e restaurantes voltados para esta comunidade. Hoje, Chueca é conhecido por seu ambiente inclusivo e sua vibrante vida noturna.

Eu simplesmente amo Chueca, aliás foi o bairro que me acolheu quando cheguei a Madrid. A seguir algumas ruas e praças super charmosas e cheias de atividades durante las fiestas del orgullo. Convertxtodvd 8 Crackeado

Plaza de Chueca

A Plaza de Chueca é o coração do bairro e um dos lugares mais importantes durante o Dia Internacional do Orgulho. Aqui acontecem inúmeros eventos, desde concertos até atividades culturais. A praça se enche de gente celebrando, dançando e aproveitando o ambiente festivo. É o lugar perfeito para começar seu percurso por Chueca e se contagiar com a energia do orgullo.

Calle Hortaleza

A Calle Hortaleza é outra artéria principal das celebrações. Durante o Dia Internacional do Orgulho, esta rua se transforma em um agitado passeio cheio de lojas, bares e restaurantes que oferecem eventos e menus especiais. 

O famoso Café La Kama, a pioneira livraria Berkana, os shows de drag ou o lendário restaurante Vivares e as lojas de moda fazem com que esta rua nunca durma. É um excelente lugar para passear, comprar lembranças e aproveitar a gastronomia local enquanto se convive com outros celebrantes.

Plaza de Pedro Zerolo

Nomeada em homenagem a um dos ativistas LGBTQIA+ mais importantes da Espanha, a Plaza de Pedro Zerolo é um local chave para as celebrações do Orgulho. Aqui acontecem atos oficiais, discursos e cerimônias que honram a memória e o legado de Zerolo, bem como outros eventos culturais e musicais. É um lugar de reflexão e celebração, perfeito para recordar o significado profundo do Dia do Orgulho.

Zerolo é um dos ativistas LGBTQIA+ mais emblemáticos da história da Espanha, bem como um dos maiores promotores da expansão do direito ao casamento e à adoção para casais homoafetivos no país.

Calle Pelayo

A Calle Pelayo é o centro importante da vida noturna de Chueca e ponto de encontro de todas as pessoas LGBTQIA+ da capital. Além disso, é uma das principais ruas do bairro durante a celebração do Orgulho de Madrid, onde todos os anos acontece a popular a Carrera de Tacones, ou Corrida de Salto Alto.

Aprenda espanhol com contextos práticos

Como professora e educadora, busco trabalhar temas de conhecimentos gerais,  atualidade e, sobretudo, valorizar as histórias de luta e resistência. Sempre que posso, trago para os meus canais digitais. O Dia Internacional do Orgulho, assim como diversas outras datas comemorativas é uma oportunidade para que meus alunos percebam a importância de aprender espanhol seja para viajar, para debater algum tema ou expor suas opiniões.

Em minhas aulas e cursos, me preocupo não apenas com questões técnicas e gramaticais do idioma, mas também com o teor informativo e cultural. Sem dúvidas é o que torna a experiência do aprendizado ainda mais eficiente e memorável.

¡Un saludo y saca tu orgullo!

TESTE DE NIVELAMENTO

Teste o seu nível de espanhol inteiramente grátis!

Já pensou aprender espanhol com desconto? 😁

AULÃO GRATUITO

Participe do Aulão Gratuito de 23 de outubro, às 18h (horário Brasil). Deixe seus dados e receba o link do aulão.